Um dos mais importantes segmentos da maior cidade da região Norte, o comércio tem constatado um cenário favorável neste ano. Nos cinco primeiros meses, a inadimplência reduziu aproximadamente 31%, se levado em conta o mesmo período de 2007. Ou seja, o total de consumidores inclusos na lista negra dos devedores caiu de 16.522 para 11.418, conforme revelam os números da Câmara dos Dirigentes Lojistas, baseados em dados das empresas filiadas.
De janeiro a maio, as quedas têm sido consecutivas. Em janeiro, por exemplo, foram 27,08% a menos, comparado ao mesmo período do ano anterior. Em fevereiro, 38,57%, em março 22,77%, em abril, 2,24%. Já em maio, houve a menor inadimplência em parte das empresas.
Conforme apurou a CDL, 52,27% a menos dos consumidores tiveram seus nomes inclusos nos sistemas de proteção ao crédito. A expectativa é que nos próximos meses o desempenho mantenha-se favorável aos empresários e continuem comemorando o crescimento.
“A expectativa é que continuem estes números, pois com o aquecimento da economia a tendência é esta”, falou, ao Só Notícias, o presidente da CDL, Nilson Ribeiro. Porém, ele não descarta uma reversão neste quadro, motivado principalmente pelo exagero do consumidor.
Em outras palavras, a compra em excesso pode prejudicar o sinopense e levá-lo a lista dos devedores.