PUBLICIDADE

Sinop: IBGE prevê concluir em novembro contagem populacional e parte da população não responde

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Só Notícias/arquivo)

As equipes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) fizeram o censo populacional em 12,5% do total previsto na cidade e área rural. O levantamento iniciou mês passado. Os bairros foram divididos em setores censitários. Dos 351, até agora moradores de 49 responderam os questionários. Outros 42 estão em andamento. As equipes estão trabalhando nas regiões dos condomínios da estrada Nanci, em parte do Jardim Imperial, Jardim das Violetas, Jardim das Nações, no centro, Jardim Botânico, Jardim Jacarandás, Jardim Celeste e Jardim das Primaveras, que representam mais 17%.

O levantamento deve ser concluído até novembro. “Podemos dizer que entre os setores finalizados e o que já foi feito do setor em andamento, estamos próximo dos 30% coletados em Sinop”, disse, ao Só Notícias, o coordenador do censo em Sinop, Fernando Sampaio. “Para acabar em outubro a gente teria que ter mais de 50% feito. A minha previsão de terminar em novembro é já considerando esses 30% que estão feitos”, avaliou.

Cada setor tem entre 250 a 300 domicílios, para fazer a coleta de dados, o IBGE conta atualmente com 41 recenseadores e, a partir da semana que vem, mais sete agentes vão integrar a equipe, que vai de casa em casa aplicar os questionários.

O coordenador informou que diversas pessoas se recusam a responder os questionários, devido a informações falsas que estão sendo compartilhadas, principalmente por conta das eleições. Ele esclareceu que o censo “não tem nada a ver com política, a gente não pega documentação nenhuma dos moradores, são simplesmente perguntas do estilo de vida das pessoas e não pegamos impressão digital de ninguém”, reforçou.

Todo recenseador usa um colete do IBGE, boné, crachá de identificação e um dispositivo móvel de coleta. O morador pode solicitar a validação da identidade, pedir o número da matrícula no IBGE, CPF ou RG do agente e conferir no site do instituto que também pode ser acessado pelo QR Code que fica no crachá, basta fotografar com o celular. Outro meio de verificação é pelo telefone 0800-721-8181.

São dois tipos de questionários, o “básico” com 26 questões, que levanta as principais características do domicílio e dos moradores e o “amostra” com 77 questões mais específicas, como identificação étnico-racial, religião ou culto, deficiência, meios de deslocamento para estudo e trabalho e demais.

Em caso do morador não estar presente quando o agente for até a residência, a visita é realocada para outro dia e horário, podendo acontecer no fim de semana ou feriado. É necessário que o agente termine a coleta no setor para seguir para o próximo. Quem não for visitado, até outubro, pode procurar a agência do IBGE, na avenida das Figueiras, centro, próximo a câmara municipal.

Com base no número de habitantes, o governo envia recursos para as prefeituras aplicarem em diversas áreas. O levantamento feito em 2021, pelo IBGE, indica que Sinop tem 148.960 mil habitantes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

PreviSinop abre inscrições de concurso com salários de até R$ 8,1 mil

O Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de...
PUBLICIDADE