domingo, 19/maio/2024
PUBLICIDADE

Sinop ganha mais um bairro planejado sob as premissas do novo urbanismo

PUBLICIDADE

O conceito do novo urbanismo está presente no interior do Estado. Estamos falando do bairro planejado Aquarela das Artes cuja primeira etapa foi inaugurada neste domingo (25), em Sinop. O empreendimento é uma parceria JMD Empreendimentos e Zellmann. Pautado pelas premissas de morar bem, o bairro planejado possui um espaço estruturado e concebido para ser compartilhado e que promova a integração entre moradores, sociedade, serviços e a natureza.  O novo urbanismo prioriza a qualidade de vida dos moradores e se preocupa com o viver bem. O Aquarela das Artes agrega a esse conceito a oportunidade de se morar, trabalhar, estudar — bem como de se divertir — em um espaço harmonizado, mais seguro e integrado ao meio ambiente. 

•Clique aqui e veja mais fotos em Social News

Conforme explica o sócio-proprietário da JMD, Edilson Macedo, a proposta do bairro traz consigo uma série de itens que pretende contribuir para melhorar a vida das pessoas, bem como da comunidade como um todo. Edilson lembra que o conceito Aquarela, já difundido pelo Aquarela Brasil [o primeiro bairro planejado lançado pelo grupo], apresenta particularidades que tornam o empreendimento em algo diferente.

“Isso engloba desde lazer, tranquilidade para se viver até a consciência ecológica e coletiva. Ao mesmo tempo em que contribui para o crescimento da cidade, o bairro traz uma nova visão – que é também autossustentável", pondera. 

Além de apresentar uma infraestrutura completa — com rede seca de esgoto, rede seca de abastecimento de água, pavimentação asfáltica e drenagem fluvial — o bairro também conta com projeto de paisagismo, segurança motorizada 24 horas por dia e câmeras com gestão feita pela própria associação de moradores. A associação possui sede, equipamentos e equipe treinada (constituída em assembleia de proprietários). 

Edilson destaca que a associação tem como base a Lei Municipal Complementar nº 056/2010, que permite a gestão de serviços públicos de urbanismo e monitoramento, bem como de natureza social e ambiental, de loteamentos abertos. 
"Ela veio para resolver um problema urbano – de comunidade. Tanto que o ganho cotidiano é gigantesco, pois você tem um lugar com uma gestão que cuida dos moradores. A associação tanto garante a vida com mais qualidade quanto a valorização dos imóveis. Sua taxa é uma tarifa pública", enfatiza.

O presidente da associação de moradores, Érico Fernando de Oliveira Martins, complementa que a adesão para a constituição da mesma foi superior a 80% entre os proprietários. "Essa é uma proposta que foi muito bem recebida por todos e que tinha como referência o Aquarela Brasil. Hoje, somos uma equipe composta por diretoria, corpo administrativo e terceirizados. Já contamos com programação própria e o objetivo de garantir a tranquilidade e a boa experiência entre a comunidade", pontua.  

Para fomentar o convívio entre as pessoas, o empreendimento possui uma Orla Esportiva e de Lazer – com quadras de tênis, quadras de areia, quadra poliesportiva (adulta e infantil), quadra de streetball, ciclovia, academia ao ar livre, pista de bicicross, praças, playground, áreas de bosque e campo de futebol society iluminado, outorgado pela CBF7 (Confederação Brasileira de Futebol 7 Society). 

A estrutura do novo bairro encantou os futuros moradores, os irmãos Carlos Eduardo Soares, de 5 anos, e Marcelo Soares Jr., de 8 anos. "Dá para jogar muito futebol", disse Carlos. Enquanto que Marcelo aponta o playground como seu espaço favorito.  

Proprietários de lotes, José e Melania Roveri ressaltam que o futuro é um infinito de possibilidades. "Quando ficamos sabendo do Aquarela das Artes resolvemos investir. Ainda não sabemos o que os próximos capítulos nos esperam. Vamos avaliar a possibilidade de direcionar um projeto comercial para essa área que adquirimos", reforça José. 

O Aquarela das Artes ainda irá abrigar um novo polo educacional, com a presença de universidades pública e privadas como UNEMAT, Unic e Fasipe, assim como o Colégio CAD. O bairro também contará com um polo jurídico que engloba a nova sede do Fórum da Comarca de Sinop.


 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE