PUBLICIDADE

Sinop: florestas nativas e plantadas terão programa de incentivo

PUBLICIDADE

O segmento de florestas nativas e plantadas, na região de Sinop, terá uma nova vertente de incentivos ainda este ano. É o Arranjo Produtivo Local (APL), programa que aglomera empresas, localizadas em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais, tais como: governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa.
O assessor especial da Secretaria Estadual de Indústria e Comércio (Sicme), José Juarez Pereira de Faria, orientou os industriais madeireiros, em Sinop, sobre o assunto. Para ele, o APL é “um fenômeno da aglomeração de empreendimentos de uma mesma atividade produtiva em uma determinada região geográfica”.

A modalidade na região de Sinop está projetada para ser aplicada nos municípios de Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Lucas do Rio Verde, Nova Maringá, Nova Mutum, Nova Ubiratã, São José do Rio Claro, Santa Carmem, Santa Rita Do Trivelatto, Sinop, Sorriso, Tapurah, União Do Sul,Vera.

Para o presidente do Fundo de Apoio à Madeira de Mato Grosso (Famad), Jaldes Langer, os arranjos proporcionam ao mercado melhoria da qualidade, aumento da rentabilidade e produção. “Com estes três pontos o APL da madeira trabalhará para garantir o crescimento do setor madeireiro nas cidades da região”.

Os três pontos podem ser desenvolvidos através de inúmeras ações, dentre as quais, treinamento de funcionários e pesquisa. O investimento em equipamento com tecnologias mais avançadas, intercâmbio de informações entre as diversas empresas do setor, participação em feiras e seminários, completam algumas das ações que o APL estará desenvolvendo junto com todas as empresas e entidades participantes.

O encontro da última quinta-feira, que aconteceu no Pavilhão Nereu Pasini, em Sinop, foi promovido pelo Sindusmad e Cipem, com apoio da Sicme. Além de empresários e representantes de entidades, participaram do evento o presidente da Associação dos Reflorestadores de Mato Grosso (Arefloresta), Fausto Kazikawa, o superintendente do Cipem, Ramiro Azambuja e o presidente do Famad, Jaldes Langer.

O APL da madeira é o modelo ideal para o desenvolvimento econômico sustentável de uma região onde a industrialização da madeira é um dos braços fortes da economia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Preço médio dos combustíveis tem queda em Sinop, aponta ANP

O mais recente levantamento da Agência Nacional do Petróleo,...

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...

Campanha Sonho de Natal sorteará carro, motos e mais prêmios em Sinop

A Campanha Sonho de Natal da CDL sorteará vários...

Indústrias de Sorriso acumulam mais de R$ 16 bilhões em negócios no exterior

As indústrias sediadas na capital do agronegócio embarcaram 11,7%...
PUBLICIDADE