O pagamento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), ano passado, ultrapassou os R$30 milhões na maior cidade do Nortão. É o que mostra um levantamento da Caixa Econômica Federal (CEF).
O fundo foi criado pelo Governo Federal para proteger o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho. No início de cada mês, as empresas depositam, em contas abertas na Caixa, em nome dos seus empregados, o valor correspondente a 8% do salário.
O FGTS é constituído pelo total desses depósitos mensais. Os valores do fundo pertencem exclusivamente aos empregados que, em situações específicas, podem dispor do total depositado em seus nomes. O trabalhador pode utilizar os valores do fundo para adquirir casa própria, financiar programas de habitação popular, saneamento, entre outros.
Os financiamentos para o setor habitacional em Sinop, ano passado, também estiveram em alta. Conforme a CEF, R$13,205 milhões foram buscados, entre as diferentes linhas oferecidas à população.