A ética profissional foi um dos assuntos mais abordados, ontem à noite, na abetura do 1º Congresso de Engenharias, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (Conemat), 4ª Semana de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (SEAA) e 2ª Semana de Engenharia Florestal, no tatersal da Acrinorte. O presidente do Conselho Regional de Arquitetura e Agronomia (CREA) Mato Grosso, Tarcísio Bassan, ressaltou a importância das universidades caminharem ao lado do CREA. “As universidades ensinam e o CREA credencia para que possam trabalhar. A avaliação do profissional e suas atribuições éticas são nossas responsabilidades”, disse. “Hoje são mais de 300 especialidades na área de engenharia. Somos o maior conselho do mundo com quase um milhão de associados. É nosso dever defender a sociedade”, frisou.
A sustentabilidade também foi abordada na abertura oficial. O professor da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), Rodrigo Bruno Zanin, disse que a realização destes eventos pode ser considerado um desafio. “Os alunos que propuseram esse evento são audaciosos e competentes. É um desafio discutir sustentabilidade em uma região que está em plena fase de desenvolvimento”, considerou.
O congresso tem uma programação variada e voltada às diferentes área da engenharia, agronomia e arquitetura. O encerramento será sábado e, até lá, haverá 16 minicursos, palestras e discussões temáticas. As palestras são, à noite, no tatersal e os minicursos e minissimpósios na UFMT, durante o dia.
O objetivo é discutir novas perspectivas e tendências profissionais, divulgar a produção científica e acadêmica, e, apresentar as inovações tecnológicas com ênfase na responsabilidade socioambiental.
Os presidentes do Sindusmad, José Eduardo Pinto, do Sindicato Rural, Ilson Redivo, o secretário municipal de Meio Ambiente, Rogério Rodrigues, também prestigiaram a solenidade de abertura, juntamente com professores, estudantes e profissionais. O evento é organizado por representantes dos campi de Sinop da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), UFMT, Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Norte de Mato Grosso (Aenor) e da Universidade de Cuiabá (UNIC).