domingo, 15/dezembro/2024
PUBLICIDADE

Sinop estuda recurso para rever censo e não perder verbas

PUBLICIDADE

Depois do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) não acatar pedido de recontagem, a Prefeitura de Sinop deve entrar com recurso para rever os números do censo populacional, apresentados em outubro passado. Só Notícias apurou que a situação está sendo analisada pelo Departamento Jurídico.
Sinop é a quarta cidade mais populosa do Estado, com 105.762 habitantes. Porém, extraoficialmente estima-se que chegue a 120 mil.

A variação em relação a última estimativa do IBGE, ano passado, quando o município apareceu com 101 mil habitantes, foi de apenas 3,9%. Esses números foram repassados ao Tribunal de Contas da União (TCU) e utilizados na definição dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Entre as justificativas do município, que contrariam o resultado, estão o número de eleitores, alunos matriculados nas três redes de ensino e faculdades, consumidores de energia, pessoas atendidas pelo saneamento básico (água tratada), entre outros, que apontam cerca de 120 mil habitantes, podendo aumentar os repasses para investir em educação, saúde, habitação, entre outros. Com os números atuais, a prefeitura aponta que estaria “perdendo verbas”.

Além de Sinop, outras cidades questionaram os números apresentados pelo instituto. Entre eles Lucas do Rio Verde, que teve um crescimento de 7% na população, ficando com 30.781 moradores. Porém, a prefeitura estima que passe de 36 mil, levando em consideração número de alunos e famílias atendidas pelas unidades de saúde.

Em todo o Estado, 19 municípios não concordaram com os números.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE