Os trabalhos de construção do entreposto apícola já iniciaram. A unidade está sendo instalada no Distrito Industrial Norte (DIC) e, quando pronta, proporcionará que as atividades de processamento, embalagem e comercialização do mel sejam feitas pelos próprios produtores. Dados divulgados pela prefeitura apontam que estes trabalhos são feitos atualmente em outras localidades, encarecendo os custos de produção.
Aproximadamente R$ 700 mil, provenientes de emendas estaduais, estão sendo investidos na construção e na aquisição dos equipamentos. A metragem da obra bem como prazo de execução não foram confirmados. O objetivo da prefeitura com a construção do entreposto é fomentar o setor, hoje representado pela Cooperativa de Apicultores do Norte de Mato Grosso (Copisnorte).
Atualmente, segundo a prefeitura, a produção anual de mel em Sinop é de aproximadamente 100 toneladas por ano com duas mil colméias. Os números são baseados nos dados da cooperativa (que iniciou como associação, reunindo cerca de 30 produtores). Com o entreposto, a expectativa do Executivo é que a produção alcance 200 toneladas por ano.
Além da ampliação da produção, é esperado que a comercialização ganhe mais impulso no mercado local, âmbito estadual e demais unidades federadas.