
O mesmo posicionamento é partilhado pelo presidente da CDL, Afonso Teschima Júnior. “Somos a favor também, porque hoje, a maioria dos veículos que fica estacionada lá são de colaboradores, proprietários. Com a rotação, vai existir uma movimentação maior, um fluxo de pessoas circulando para consumir”.
O projeto foi encaminhado para sanção do prefeito Juarez Costa (PMDB). O estacionamento rotativo será das 8 às 18hs, de segunda à sábado, destinado a veículos de passageiros e de carga de duas a cinco toneladas. A tarifa ainda será estabelecida por um decreto da prefeitura. Os que estiverem estacionados irregularmente poderão ser multados e até removidos. As vias que farão parte serão instituídas após a aprovação do projeto, mas uma delas deve ser a Júlio Campos.
Terão isenção de pagamento, veículos que estacionarem por um tempo inferior a 15 minutos. Veículos prestadores de serviços públicos essenciais, como ambulâncias, por exemplo, não precisarão pagar pelo estacionamento. Pessoas com deficiência e idosos também terão isenção.
Na mensagem do projeto, a prefeitura ainda lembrou a frota veicular do município vem crescendo de forma acelerada, atingindo atualmente a marca de 85 mil veículos cadastrados junto ao Departamento Estadual de Trânsito. “Com base nessa evolução, acreditamos que em poucos anos, Sinop irá atingir aproximadamente 200mil veículos em circulação. Nesse contexto, torna-se imperioso a reordenação do trânsito, com ênfase na segurança, contemplando ainda o uso racional das vagas de estacionamento”.


