Economia

Sinop: encontro empresarial aborda com líderes políticos 24 prioridades para políticas públicas

Líderes empresariais e políticos se reuniram, em Sinop, no final de semana, na 1ª edição Mato-grossense do Encontro Empresarial de Políticas Publicas 4.0, promovido pela CDL – Câmara dos Dirigentes Lojistas -. Os especialistas Marcos Lima e Ângelo Roncalli apresentaram 24 pontos que precisam ser melhorados ou modificados e, também nas mesas redondas, mais de 100 participantes debateram os principais pontos. “O Políticas Publicas 4.0 vem trazer uma nova maneira de articular, onde apresentamos aos políticos as nossas demandas aproximando políticos e empresários”, explico Roncalli. “Foi um evento muito positivo, onde traçamos uma agenda com importantes atores políticos para melhorar e beneficiar o setor”, acrescentou Marcos Lima.

O economista Feliciano Azuaga, da Unemat, falou sobre o “panorama econômico” dando aos empresários a oportunidade de identificar os entraves da economia. “Hoje o maior problema não é a tributação alta, mas o mal uso da verba pública porque o governo gasta muito e indevidamente o dinheiro, resultado está sempre faltando e por isso os tributos estão sempre aumentando”, criticou.

O vice-presidente da FCDL (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas em Mato Grosso), David Willian Pintor, reforçou a importância do PP 4.0 para o desenvolvimento do varejo. “Reunir a iniciativa privada e o poder público é uma forma de levar as nossas demandas aos atores políticos que podem apoiar a aprovação de medidas positivas para o setor que movimenta o país”, disse. Alves e Pintor

O superintendente da CDL Cuiabá e coordenador do Conselho Estadual do SPC, Fábio Granja abordou o cadastro positivo. “Estamos em um processo de mudança para concessão de crédito, saindo do cadastro negativo para o cadastro positivo, tudo é muito novo e precisamos estar preparados para este novo momento”, orientou.

O superintendente da CNDL (Confederação das Câmaras de Dirigentes Lojistas), Marco Antonio Corradi, expôs que “o micro e pequeno empresários precisam participar mais da política, não só votando, mas cobrando dia a dia dos políticos eleitos para que o desenvolvimento de fato aconteça e é isso que este programa pretende”.

O superintendente da FCDL (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas em Mato Grosso), Denival Bitencourt Reinaldo, abordou na palestra “o setor que movimenta o Brasil” que o setor das micro e pequenas empresas representam o “motor que impulsiona o Brasil e para que eles continuem confiantes, resistindo as mudanças que tem acontecido, participando das discussões e apostando na nossa economia”.

O presidente da CDL Sinop, Marcos Antônio Alves, comemorou a escolha da cidade para o primeiro evento do convênio em Mato Grosso. “Estamos muito felizes e orgulhosos por inaugurar o PP 4.0 em nosso estado. Temos certeza de que será um dia de muito debate e de grande troca de experiências”, disse, através da assessoria.

A prefeita de Sinop, Rosana Martinelli, esteve no encontro com os dirigentes de entidades e empresários, assim como os deputados Juarez Costa e Dilmar Dal Bosco que documento contendo as pautas prioritárias do varejo no Estado. Lideranças políticas de Sorriso também participaram assim como vereadores, secretários municipais, dirigentes da Associação Comercial de Sinop, do CISE-Unemat, OAB, Associação dos Contadores, cooperativas, presidentes e diretores das CDLs de CUiabá, Várzea Grande,  Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Alta Floresta, Vera e Claudia.

 

Só Notícias (fotos: Daniela Melhorança/assessoria)