As empresas que comercializavam materiais para construção devem fechar o ano com volume maior de negócios. Algumas registraram crescimento de até 10% nas vendas. Em outras, o aumento médio foi de 5%. O gerente Odenir Zattami, da Rede Paraná, disse que o desempenho das vendas corresponderam as expectativas. “Abrimos a loja em setembro do ano passado. Em um ano conseguimos atingir todas as metas de vendas. É o reflexo do aumento nas obras da cidade”, analisou.
O gerente de vendas de outra empresa, Júlio César da Silva, disse que o volume de negócios foi supreendente e chegou a dobrar o faturamento em 2012. “Nós conseguimos ultrapassar em 50% a meta (de vendas). A cidade está crescendo, muitos bairros estão se abrindo e esse aumento deve ser positivo pelos próximos dois anos”, explicou, ao Só Notícias.
De acordo com o gerente, mesmo com o período de chuva as vendas não caem. “Durante a seca nós vendemos o bruto e, na época das chuvas, os materiais de acabamento. Não deixamos de vender”, declarou.
O crescimento da indústria de material de construção também foi relatado ao Só Notícias, pelo empresário Agenor Menegatti, que conseguiu aumento de 5% de janeiro a novembro de 2012. “A cidade não para de crescer e o mercado da construção civil se mantém em franco crescimento”, destacou.
Para a empresária Saleta Gibbert Schwarzer, a projeção para 2013 é que o setor continue aquecido. “As construções na cidade aumentaram muito e em conseqüência as vendas de materiais também. Para o próximo ano a expectativa é de um aumento de até 15%”, disse ao Só Notícias.
Para o gerente Aldair Aparecido Machado, as vendas se mantém mesmo que no final do ano muitas pessoas invistam em outro segmento. O período, segundo Machado, é positivo e deve se expandir para o próximo ano. “O pico das vendas giram entre fevereiro e outubro, conseguimos aumento de 10% nas vendas esse ano”, explicou ao Só Notícias.
Dados da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Construção (Abramat) divulgados, na última semana, mostraram que 72% das empresas da indústria de material de construção têm expectativa positiva em relação as vendas para o próximo ano.