Os empresários que ainda não quitaram a taxa de vistoria e fiscalização, deste ano, têm até quinta-feira (28) para pagar com desconto de 10%. Após esse período serão cobrados juros e multas. A informação é do responsável pelo Setor de Fiscalização, Celso Adão. Até a semana passada, das 5.346 empresas ativas, cerca de duas mil ainda não haviam quitado a taxa.
Ao contrário dos anos anteriores, este ano, o setor de fiscalização não visitou as empresas já instaladas. "Vamos seguir a recomendação do Tribunal de Contas e não visitaremos empresas ativas que não realizaram alteração de endereço, ramo de atividade ou aumento de área. Os proprietários dessas empresas podem procurar diretamente o Setor de Tributação junto à prefeitura e quitar a taxa", explica.
A vistoria in loco será realizada apenas em locais com alterações de cadastro ou empresas recentemente abertas. "No caso de visitas iniciais todos os itens de segurança e recomendados por lei serão analisados". Celso também lembra que empresas com alterações devem procurar diretamente o setor de cadastro para atualização dos dados.
O valor da taxa é calculado de acordo com a metragem e a atividade de cada empresa. O Setor de Tributação fica anexo à prefeitura, na avenida das Embaúbas, e atende das 7h30 às 11h30, e das 13h30 às 17h30. Para quem quitou a taxa até 31 de janeiro o desconto foi de 30% e até 28 de fevereiro o valor cobrado ficou em 20%.