quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Sinop: empresários do setor madeireiro passam a ter acesso a crédito específico

PUBLICIDADE
Só Notícias

Mais de 120 empresários ligados à floresta nativa se reuniram, nesta quarta-feira, para conhecer o programa inédito lançado ao segmento industrial que vai financiar atividades na cadeia produtiva da madeira. A iniciativa é inédita no país e a organização do setor em Mato Grosso foi a propulsora para o projeto, conforme o superintendente comercial de varejo de um banco, Rafael Alessi, que representou a instituição financeira no evento “financiamento da cadeia produtiva do manejo florestal madeireiro sustentável”.

A apresentação aconteceu no Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad) e foram apontadas as dificuldades na produção industrial da madeira, dentre eles, alto custo das operações industriais madeireiras que englobam fases como as executadas no manejo florestal, a recuperação da vegetação nativa em áreas de preservação permanente (APP) e reserva legal, aquisição de equipamentos, beneficiamento de produtos florestais, bem como a comercialização e capital de giro.

O diretor do CIPEM, Gleisson Tagliari, também avaliou positivamente a parceria. “A iniciativa privada e instituições financeiras de órgãos públicos se uniram para efetivamente desenvolver o setor de base florestal e isso é a alavanca, neste momento, para que a indústria da madeira se modernize e aproveite todo o mercado crescente da demanda da madeira tropical”.

O presidente do Sindusmad, Sigfrid Kirsch relembrou que a realização é um projeto antigo do setor no Estado. Para ele a parceria entre as entidades, Banco do Brasil, WWF e CIPEM atentou-se à realidade do segmento e uniu forças para o desenvolvimento econômico da indústria florestal.

Ricardo Russo, do Instituto WWF, destacou que a ação representa o resultado do trabalho que teve início há mais de cinco anos. “É uma grande vitória a obtenção de linhas de financiamento para o manejo florestal, pois esta é certamente a melhor opção contra o desmatamento ilegal de áreas.

A secretária estadual de Meio Ambiente, Mauren Lazzareti, também esteve na reunião com os industriais madeireiros. “Penso que o fortalecimento da geração de renda a partir do manejo sustentável é uma importante estratégia para manutenção da floresta  em pé com responsabilidade  social e ambiental. Importante destacar ainda o fato de que Mato Grosso está sendo protagonista em iniciativas para ações visando preservação das florestas”.

 

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso aumenta em 32% produção de etanol e é o 2º maior do país

Mato Grosso se tornou o segundo maior produtor de...

Design sinopense tem projeção internacional e é destaque na revista Exame

O design sinopense Airon Martin está vivendo um dos...

Empresas de Sinop contratam 111 funcionários e salários chegam até R$ 3,5 mil

Empresas de Sinop admitem 111 novos funcionários com auxílio...
PUBLICIDADE