O chefe administrativo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Tenisson Waldesow de Souza, garante a inauguração do centro, que está sendo construído em Sinop, na segunda quinzena de agosto. A obra está adiantada e deve ser concluída até final de julho. “Falta apenas confirmar a presença de autoridades”, acrescentou, em entrevista ao Só Notícias.
Tenisson explicou que praticamente 80% da obra foram feitos, faltando ainda, ações como a pavimentação asfáltica na entrada. A drenagem foi finalizada esta semana. A Embrapa já atua em Sinop e tem dois escritórios montados, um na avenida dos Jacarandás, e outro na avenida das Itaúbas. 60 técnicos entre pesquisadores e assistentes de operação já estão trabalhando.
Conforme Só Notícias informou, o período de chuvas no início deste ano, atrasou a conclusão do centro, antes previsto em contrato, para ser entregue na primeira quinzena de abril. A futura sede está localizada a 800 metros do aeroporto e terá mais de oito mil metros quadrados com investimento estimado em R$ 30 milhões. Destes, R$ 15 milhões são aplicados diretamente na obra e o restante, na aquisição de equipamentos e mobiliários.
A unidade deverá coordenar e integrar ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação, em sistemas integrados de produção de alimentos, fibras, florestas e agroenergia para desenvolver tecnologias com foco na preservação e na sustentabilidade. O centro em Sinop é considerado estratégico, pois há possibilidade de pesquisar biomas como o Amazônico, Cerrado e Pantanal.