Nos dias 27 e 28 de maio, a Embrapa Florestas e a Embrapa Mato Grosso realizam em Sinop, um workshop sobre o cultivo da Teca, uma espécie florestal introduzida que pode ser alternativa para plantios florestais no Brasil. O workshop vai debater temas como silvicultura, economia, manejo, sanidade e genética com o objetivo de promover a discussão e colaboração técnico-científica entre os principais profissionais relacionados a atividades com teca. Outro objetivo é o estudo da viabilidade de um programa de melhoramento genético para a espécie. Participam pesquisadores de diversas instituições de pesquisa, professores, extensionistas e empresários.
A madeira da Teca tem um grande apelo estético, o que lhe posiciona entre as madeiras mais cobiçadas do mercado, concorrendo inclusive com o mogno, por isso, no mercado externo, seu valor é bastante atrativo. Além disso, a espécie apresenta óleo-resinas em sua composição, o que garante grande resistência a água e ao ataque de microorganismos e insetos.
O Mato Grosso é, atualmente, o estado que mais planta teca, uma alternativa às espécies tradicionalmente cultivadas, como pínus e eucalipto. Mas o Brasil conta ainda com diversas regiões geográficas com condições de clima e solo para a espécie. Atualmente, segundo dados da Abraf, as áreas de plantios comerciais de teca ultrapassam 65 mil hectares. A teca poderia ser plantada nas grandes áreas desmatadas ou descaracterizadas como alternativa para as indústrias madeireiras.
O evento conta com apoio do Sindusmad e acontece no auditório do Senai. No primeiro dia acontecem palestras e, no segundo, um grupo de trabalho vai discutir perspectivas de atuação e pesquisas com a espécie.