O aeroporto João Figueiredo, em Sinop, deve receber nos próximos 15 dias, um caminhão modelo AP2 (combate à incêndios em aeronaves), uma das exigências da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para que o município continue oferecendo voos noturnos regularmente e operar com aeronaves de médio e grande portes. O Ministério da Aeronáutica é quem está repassando o caminhão. A confirmação foi feita pelo secretário de Indústria e Comércio, Nevaldir Graff. A cobrança ao governo federal estava se arrastando desde o ano passado.
Além do caminhão, será necessária a construção de uma base de incêndio para abrigar os equipamentos. Segundo o secretário, o município deve aplicar aproximadamente R$ 180 mil na estrutura. Não há previsão para o início das obras.
Com a destinação deste caminhão, a companhia aérea que opera em Sinop (com voos para Cuiabá e estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Goiás e outros) voltará a usar aeronave com capacidade para 72 passageiros. Recentemente, conforme Só Notícias já informou, a empresa foi notificada pela ANAC para voltar a operar com aviões com até 45 lugares devido a falta de estrutura adequada na prevenção e combate a incêndios.
A Aeronáutica também vai enviar para Alta Floresta um caminhão equipado, semelhante ao de Sinop. É provável que chegue na mesma data. O município também passa a ser beneficiado porque a mesma companhia que opera em Cuiabá e Sinop já o inseriu na rota com voos noturnos e também terá aviões de maior porte. Com isto, um número maior de pessoas passa a ser atendida com transporte aéro nas linhas noturna e diurna.