PUBLICIDADE

Sinop é 3º em ranking de exportação e secretário aponta “alta produtividade e competência”

PUBLICIDADE
Só Notícias/Ana Dhein (foto: divulgação/arquivo)

Indústrias do agronegócio sediadas em Sinop alcançaram 5,4% de participação nas exportações do Estado. Atualmente, na 3ª posição no ranking dos municípios que mais vendem produtos para clientes no exterior. No último quadrimestre, as negociações representaram US$ 431,54 milhões (R$ 2,47 bilhões). O maior destaque é na venda de soja, com 71% de participação, seguido por milho 11% e sêmeas, farelos e outros resíduos 14%, além da carne bovina congelada 3,3%. Em menor participação ficam miudezas, tripas, bexigas e estômagos e madeiras.

A China é o principal cliente de Sinop, com 48% de participação, seguido da Turquia 9,7%, Espanha com 8,3%, Egito 6,5%, Vietnã 3,7%, Israel 2,9%, Argélia 2,5%, Nova Zelândia 2,2%, Romênia 1,9%, República Dominicana 1,8%, entre outros.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, José Pedro Serafini, avaliou, ao Só Notícias, que o município tem uma agricultura sólida e com alta liquidez. “Temos alta produtividade e competência produtiva, esses números refletem que esse setor e outros setores do agronegócio, também da prestação de serviços mostram a potencialidade de Sinop, que de Cuiabá para cima, mostra uma solidez avançada de liderança, estabilidade e crescimento econômico. Isso efetivamente proporciona uma abertura para novos e grandes investimentos, não só no setor do agro, como também no de serviços.”

O secretário acrescentou que Sinop “vem se destacando com um aumento do PIB local e, consequentemente, nessa solidez regional, de mais de 30 municípios de toda a região que desembocam em Sinop sua referência. Isso também nos provoca que em Sinop, como o mercado da soja já é sólido, que nós temos que nos mobilizar, principalmente com produtores de soja, que essa quantidade de exportação abre espaço para que o setor, área pública e a privada, corra atrás de investimento para instalação de uma indústria de esmagamento e industrialização da soja em nosso município”, destacou o secretário.

Sefarini ainda ressaltou a importância de investir na produção de produtos de origem local a partir da matéria-prima do município e região. “Temos conversado com os setores para que empresários e grandes produtores criem a cultura, da mesma maneira que a Coanorte. Essa cooperativa de serialistas de Sinop, resolveu criar uma S.A e criaram a Evermat, essa nova e potente indústria de álcool que está sendo construída em Sinop.”

“Essa cultura de produzir o etanol do milho deve se expandir e motivar também os produtores de soja para se conversarem para criar um conglomerado pensante e direcionar para uma situação de despertar a necessidade da construção de uma indústria esmagadora de soja. Não ficamos só nisso de motivar essa criação de uma indústria de óleo vegetal em Sinop. Nós já mantivemos contato com empresas do trading nacional que estão fazendo estudos para que Sinop tenha uma indústria nessa área”, detalhou o secretário.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Dirigentes da CNT cobram de ministério construção da ferrovia Sinop-Miritituba

Representantes da Confederação Nacional do Transporte (CNT) se reuniram...

Carreta tomba e motorista morre em rodovia de Mato Grosso

Uma carreta Scania vermelha tombou, ontem, na Serra de...
PUBLICIDADE