
Ele vai abordar, na palestra, soluções para as dificuldades que o empresário está tendo e as saídas viáveis", disse Norival. "Ênio vai detalhar as parcerias que podem ser firmadas no mercado financeiro", acrescentou.
"É um palestra diferenciada e mostrará como abrir novos caminhos em diversos segmentos. A vinda dele trará investidores para nossa região e também motivará os empresários buscar alternativas para nós sair desse momento complicado. A palestra será focada no momento econômico do Brasil, nas oportunidades que existem e também no cooperativismo. As facilidades que existem hoje, o crescimento do cooperativismo e dinheiro que poderá ser atraído para o mercado brasileiro. O país tem muito 'dinheiro e barato' (linhas de créditos), mas tem que saber as formas os projetos e onde procurar, se enquadrar, para obter recursos", acrescentou.
"As linhas de créditos nas cooperativas são mais fáceis, os juros são menores. As cooperativas investem e acreditam nesses bons projetos. O país esta com crescimento de 7% e as cooperativas chegam hoje a um crescimento quase 20% a mais. É quatro vezes maior que o valor de mercado", ponderou.
Enio Meinem tem 31 anos de experiência no cooperativismo financeiro, foi diretor e vice-presidente de políticas corporativas da confederação da Cooperativa de Credito Sicredi. É autor de vários livros e artigos sobre o cooperativismo financeiro, entre eles "Cooperativismo financeiro: percurso histórico, perspectivas e desafios" lançado em 2014. Desde maio de 2009, é diretor de operações Bancoob. Advogado, mestre em administração de negócios em gestão estratégica de Pessoas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-graduado em advocacia empresarial em ambiente globalizado pela unisinos e em direito da economia e da empresa pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
A palestra é grauita.


