Um levantamento realizado com 50% das agências de turismo de Sinop mostrou aumento significativo nas vendas de passagens e pacotes turísticos internacionais, cerca de 10% em relação ao ano passado. A Europa e os Estados Unidos estão entre a preferência do turista da cidade.
O empresário Antonio Pacheco, dono de uma agência de viagens, relaciona o motivo do aumento com as facilidades de pagamento. “A condição financeira do brasileiro está melhor e isso justifica o aumento na procura. Eles estão preferindo ir para Madri, Flórida e temos vendido muitos cruzeiros também”, explicou.
Quem deseja visitar a Flórida por exemplo gasta em média R$ 10 mil. Esse valor é referente a um pacote familiar (três pessoas) com passagens de Cuiabá a Miami (EUA), translado e hospedagem por 7 dias.
De acordo com a proprietária de outra agência de turismo, Juliana Centena, o aumento nas vendas de 2012 está acima da média esperada. “Nos pacotes internacionais os clientes estão preferindo Cancun e Europa, geralmente são viagens familiares. Os idosos também estão viajando mais, são mais exigentes e também acabam gastando mais, por ter um tempo maior disponível”, explicou.
Os viajantes iniciam a preparação para as férias de final de ano geralmente de março a junho, o que pode resultar em um valor mais baixo dos pacotes.
O ecoturismo também teve um incremento de 20% entre a faixa etária de 18 a 30 anos, segundo o organizador de excursões, Eder Alves de Almeida, os casais são os que mais viajam e o gasto médio por pessoa chega a R$ 400. “Nobres, Jaciara e Tangará da Serra estão entre as cidades que eles mais visitam”, detalhou.
O destino nacional preferido do turista é o Nordeste, responsável por mais de 50% nas vendas de passagens.