quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

Sinop: confiança dos consumidores na economia aumenta

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Maurício Vitorino/arquivo - atualizada 14:31h)

O Índice de Confiança do Consumidor passou de 83,75 para 86,94. O aumento é de 3,81% em relação ao mês de dezembro. Mas caiu 15,5%, quando comparado ao mesmo período do ano passado, com 102,96 pontos. O índice avalia a dinâmica das expectativas dos consumidores sinopenses e permite acompanhar a confiança dos consumidores locais em relação à inflação, desemprego, renda familiar e endividamento.

Os setores que com maior recuperação foram, financeiro (10,3 %), renda pessoal (8,3 %), desemprego (4,9 %) e compras (1,0 %). Com retração em endividamento (3,0%) e Inflação (24,6 %).

De acordo com a economista e professora da Unemat, Angela Ester Mallmann, o índice de confiança “revela a sensação do consumidor em relação à sua situação econômica pessoal e do país no curto e médio prazo. Essa sensação impacta diretamente no seu comportamento de gastar ou economizar mais”. Ela avalia que a recuperação de 10,3% no setor financeiro do município se deve às políticas adotadas pelo atual governo. “Quando há linhas de crédito, programa de transferência de rendas, é suposto que o consumo aumente. As pessoas compram mais insumos, constroem, ampliam, contratam”. Angela aconselha que é preciso ter cuidado com a atual baixa na Selic (taxa básica de juros da economia). “As baixas taxas da Selic podem aumentar nas próximas reuniões do Copom (Comitê de Política Monetária) e mudar esse cenário”.

Foi o terceiro maior aumento no índice de confiança em seis meses. Em agosto marcava 87,26 pontos, setembro 85,32, outubro 87,48, novembro 85,36 pontos. A pesquisa é realizada todo mês pelo Centro de Informações Socioeconômicas (Cise) da Universidade do Estado de Mato Grosso, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas.

Conforme Só Notícias já informou, o centro também pesquisou a cesta básica em Sinop, que teve novo aumento. No mês passado, fechou custando R$ 592,45.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

INSS começa a pagar hoje décimo terceiro antecipado

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro...

Empresas em Sorriso ofertam 176 vagas de empregos

Na capital do agronegócio, empresas e indústrias estão contratando...

Empresas de Colíder contratam 35 novos profissionais

Empresas e indústrias de Colíder ofertam 35 novas vagas...
PUBLICIDADE