A aquisição da Unidade de Tratamento Intensivo móvel deve gerar economia de R$ 720 mil ao ano nos cofres da prefeitura que paga, por mês, aproximadamente R$ 60 mil na locação da unidade – com as mesmas características da adquirida. “Uma transferência, por exemplo, do PA para o [hospital] Santo Antônio, ficava em torno de R$ 300 a R$ 500 através de uma UTI móvel”, explicou o prefeito Juarez Costa.
Os valores aumentam conforme a transferência. “Daqui para Sorriso, de R$ 1,5 mil. Já daqui para Cuiabá, R$ 6 mil por viajem”, destacou o prefeito. “[A locação] tinha um custo pesado de pelo menos R$ 60 mil por mês para o município e, com a compra do veículo, nós levamos mais tranqüilidade a comunidade”, acrescentou. A UTI móvel, apresentada ontem pelo Executivo, custou R$ 251 mil e, segundo Juarez, o recurso foi retirado já do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) deste ano.
Conforme Só Notícias informou, a unidade deve entrar em funcionamento em até dez dias, período em que deve ser finalizado o processo de contratação da equipe médica, formada por 3 a 4 médicos e 3 a 4 técnicos de enfermagem, que trabalharão em forma de plantão. Enquanto isso, se necessário, a prefeitura continuará utilizando a prestação de serviços da empresa que faz o transporte atualmente.