PUBLICIDADE

Sinop: comércio quer mais tempo para cumprir lei do menor aprendiz

PUBLICIDADE

O presidente da CDL Afonso Teschima Junior, o vice- presidente Fernando Assunção, a advogada da entidade, Renata Pauli Leitão e advogados de grandes empresas de Sinop estiveram reunidos, esta manhã, com os procuradores do Trabalho Leontino Ferreira de Lima Junior e Marcos Mauro Rodrigues Buzato, no Ministério do Trabalho. Debateream a exigência da Superintendência do Trabalho para contratação de menores aprendizes e a ausência de unidade do SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) em Sinop para ministrar cursos gratuitos aos aprendizes de atividades profissionais no comércio.

“Procuramos o Ministério Público solicitando que intermediasse um acordo com a Superintendência do Trabalho e que os auditores dêem mais tempo para as empresas apresentarem os aprendizes uma vez que não temos quem nos atenda gratuitamente em Sinop”, explicou Teschima Junior.

Segundo a assessoria da CDL, o procurador Leontino Lima buscará audiência no Senac para resolver o assunto. “Este é o trabalho dos fiscais e como procuradores não podemos interferir solicitando a extensão deste prazo, mas podemos cobrar o atendimento do SENAC, pois no ano passado eles já se comprometeram em atender Sinop”, explicou o procurador.

Advogados e empresários devem se reunir novamente hoje na CDL Sinop para definir as ações serão tomadas. “Há um ano as empresas vem solicitando a presença do SENAC aqui e não estamos tendo resposta. Agora, a fiscalização manda contratar os aprendizes do dia pra noite, isso não está certo, só um supermercado daqui tem que apresentar 70 aprendizes ainda esta semana. Isso é praticamente impossível. Por isso, vamos continuar nesta luta”, disse Afonso.

O ministério tem expedido notificações para as empresas contratarem menores aprendizes e evitarem multas.

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Sorriso divulgam mais de 100 vagas de empregos para técnicos, instrutores e outros setores

Empresas e indústrias em Sorriso divulgaram 104 novas oportunidades...

Sinop supera Rondonópolis no número de novas empresas

Sinop teve 134 novas empresas em diversos segmentos de...

Potencialidades de Mato Grosso são apresentadas em Fórum na China

Mato Grosso foi destaque na 2ª reunião de Cooperação...
PUBLICIDADE