A Câmara de Dirigentes Lojistas passa a emitir o Certificado Digital – serviço de identidade virtual com validade jurídica em transações via internet – seguindo padrão da CDL Cuiabá, e sendo intermediária entre as empresas e o INSS, a Receita Federal, Sefaz, Caixa Econômica e outros órgãos com os quais venham manter negócios. Todos os dados oficiais dessas empresas e empresários serão validados digitalmente (e-CPF, e-CNPJ e NF-e). Ou seja, para a efetivação segura de negócios por meio da web é preciso uma certificadora autorizada de confiança e é isso que a CDL está oferecendo.
Fábio Granja, gerente estadual de SPC, explicou hoje que "o principal intuito do processo de certificação digital é reduzir os custos administrativos e operacionais e otimizar o tempo aplicado a determinadas tarefas – sendo possível assinar contratos, fechar acordos comerciais, ter acesso a informações de órgãos públicos, realizar compras e efetuar transações bancárias de uma forma muito mais segura. Vale dizer também que o poder judiciário já está incluso neste processo de popularização da era digital, ou seja, os processos judiciais em papel estão sendo substituídos pelos eletrônicos".
A CDL é uma credenciada para a execução de serviços de Autoridade de Registro – AR, em conformidade com os critérios e procedimentos para integrantes da ICP-BRASIL, o que a habilita a emitir certificados nesta modalidade, passando a pessoa física ou jurídica referenciada nesta certificação (associados e não-associados CDL) a ter comprovação digital e validade jurídica para assegurar transações online e a troca de documentos, mensagens e dados pela internet.
A entidade não informou os preços que vai cobrar pela emissão da certificação digital.