O diretor do Procon de Sinop, Ozéas Lima Veras, esteve reunido com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Sinop, Afonso Teschima Junior, para reafirmar a parceria entre as entidades. O encontrou ocorreu, ontem, durante o dia do consumidor. “O bom lojista sabe que existem regras e leis que não podem ser desrespeitadas porque isso apenas afasta o consumidor. A CDL sempre orientou os empresários com a ajuda do Procon e pretendemos continuar este trabalho, até porque existem sim as pessoas que agem de má fé, mas existe também o comerciante que comete erros apenas por ignorar a lei”, disse Teschima.
Com o intuito de trabalhar em parceria, o diretor do Procon disse que a educação preventiva vem em primeiro lugar, mas avisou que as fiscalizações e multas serão sim aplicadas se o desrespeito ao consumidor ficar evidente e aproveitou para alertar os comerciantes sobre um dos problemas que tem sido mais frequente.
“Hoje, nosso calcanhar de Aquiles tem sido o direito assegurado da assistência técnica durante o período da garantia. Muitas empresas insistem em ignorar esta lei não oferecendo assistência local e desrespeitando prazos para retirada e devolução dos produtos. Isso é um ponto que precisa ser urgentemente solucionado até porque as indústrias que fornecem os produtos também têm parcela de culpa nisso e precisam ser acionadas pelos revendedores porque senão quem vai sofrer as penalidades são os lojistas locais”, avisa Ozéas.