O mês de julho é, tradicionalmente, considerado um dos mais fracos para o comércio sinopense porque muitas pessoas viajam. Mas o mês passado pode ser considerado bom para parte do comércio, tomando como base os números do SPC, -Serviço de Proteção ao Crédito – que serve de termômetro para as vendas à prazo, por exemplo. As consultas de cheques foram 7.130 consultas, – 383 a mais que em junho – e 1007 a mais se comparadas com o ano passado, crescimento de 16%.
Com relação a inadimplência, os números são igualmente positivos. Foram registrados menos devedores: 1.885 contra 2.034 no ano passado, redução de 7%. E o número de pessoas que limparam o nome cresceu na mesma porcentagem, este ano foram 1.439 cancelamentos contra 1.342 em 2010.
"É claro que estes números não significam que este foi o melhor mês para o lojista sinopense, mas uma coisa é certa: os números apontam para um bom segundo semestre e é nisso que estamos apostando. Até porque os números da JUCEMAT (Junta Comercial de Mato Grosso) e da prefeitura já mostraram que o primeiro semestre do ano foi muito positivo quanto a abertura de novas empresas e geração de empregos. Queremos continuar com este crescimento", explica o presidente da CDL Sinop, Afonso Teschima Junior.
Para agosto, por exemplo, temos volta às aulas, dia dos pais e muitas festas, como as comemorações do Dia do Advogado e Dia do Maçom. Aproveitando este bom momento a CDL chama atenção do lojista para dois assuntos: Mérito Lojista e Campanha de Natal. "Não podemos deixar de lembrá-los que nossa grande festa será no começo de outubro e nossas mesas estão a venda e quanto ao natal já estamos preparando a maior campanha de todos os tempos e nenhum lojista pode ficar de fora", convida o presidente.