Sinop deve buscar alternativas para fomentar a cadeia do turismo, em diferentes áreas, a partir deste ano. Entre as ações almejadas está a implantação, no município, do Convention & Visitors Bureau, entidade de direito privado sem fins lucrativos, que tem por finalidade principal a captação, geração e incremento de eventos.
O presidente do Conselho Municipal de Turismo, Amadeu Rampazzo Júnior, explica que o principal foco do Convention é congregar diferentes prestadores de serviços nas áreas de eventos, agências de viagens, receptivos, hotéis, restaurantes, empresas aéreas, entre outros que trabalham com o turismo, e uni-los em prol do desenvolvimento.
Dados da Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Mineração mostram que na maior cidade da região Norte o turismo de negócios prevalece, sendo o natal e a Exponop as datas de maior importância. O ecoturismo também se destaca. Entretanto, a Sicme não dispõe de números sobre quanto foi movimentado ano passado, na rede.
“Os eventos turísticos são catalisadores de novos negócios. Quando se aumenta o fluxo de pessoas, toda a economia é beneficada”, declarou ao Só Notícias. Rampazzo explica que no próximo dia 23, a partir das 19h30, na Câmara dos Dirigentes Lojistas, haverá uma reunião com o superintendente Omar Canavarros, visando acertar a fundação do Convention Bureau.
“O convention fomentará a criação de eventos locais. Se você promove, por exemplo, um encontro da classe médica, já fomenta o turismo de negócios, e consequentemente movimenta a cidade”, salientou o presidente. Em Sinop está sendo construído um Centro de Eventos, que futuramente poderá ser utilizado para espetáculos culturais, encontros de negócios, dentre outros trabalhos.
O próprio Ministério do Turismo lançou, em 2007, o plano nacional de turismo, voltado principalmente ao fortalecimento interno, até 2010, permitindo a geração de 1,7 milhão de empregos no setor, além de aumentar para 217 milhões o número de viagens no mercado interna.
Segundo o Ministério, o PNT prevê investimentos com recursos provenientes do Orçamento Geral da União em promoção, interna e externa, da ordem de R$983,4 milhões, além de R$63 bilhões em infra-estrutura.
Com relação aos investimentos privados, são esperados R$ 6,78 bilhões só para novos meios de hospedagem, além de R$ 12, bilhões para empreendimentos novos, melhoria e ampliação e capital de giro, em diversas categorias de serviços turísticos, com fi-
nanciamentos concedidos pelos bancos federais (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, BNDES, Banco do Nordeste e Banco da Amazônia).
Os Convention & Visitors Bureau são reconhecidos mundialmente como receita de sucesso para o fomento da atividade econômica e do turismo, Seus clientes são grandes empresas, governos, entidades de classe e mantenedores.