Sinop passará a contar com boletins mensais medindo o índice de inflação e a confiança dos empresários no município. Também haverá a disponibilização de um medidor, quinzenalmente, sobre os índices de inadimplência no comércio local. Os produtos devem circular a partir de março e o economista Feliciano Azuaga explicou, ao Só Notícias, que eles servirão para dar uma base de referência aos investidores.
“Vamos levantar informações de todos os segmentos, pois tanto Sinop como o Estado tem pouca estatística oficial. O objetivo é proporcionar diretriz para a tomada de decisão”, disse. Segundo o economista, serão utilizados produtos básicos do consumo popular para medir a inflação, por exemplo. É a primeira vez que este serviço será disponibilizado para toda a população.
A ideia sobre estes boletins nasceu da necessidade de informar os investidores sobre pontos básicos da economia local, que nem sempre estão totalmente acessíveis. A pesquisa será realizada pelo Departamento de Economia da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em parceria com Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Sinop.
O presidente da CDL Sinop, Afonso Teschima Júnior, destacou, por meio de assessoria, que as informações são fundamentais para atrair novos investidores e alavancar o comércio.