O Banco Cooperativo do Brasil deu início ao alinhamento da distribuição das plataformas de negócios do Sicoob Norte de Mato Grosso, primeira cooperativa de crédito genuinamente de Sinop. O superintendente comercial do Bancoob, Luciano Machado, explicou que a partir de agora, já são disponibilizados ao menos nove tipos de atendimentos como previdência, crédito, cartões, consórcios, pagamento de contas, entre outros. E as movimentações podem ser acompanhadas pela internet.
Luciano detalhou as plataformas de serviços. “O primeiro é a previdência, o Sicoob Previ, fundo de pensão para aposentaria do associado ao Sicoob. É o fundo que melhor remunera no país, em termos de taxa de juros", afirmou ao Só Notícias. “Outra plataforma é a de crédito, todo conjunto de instrumentos ligados ao BNDES, recurso de giro, custeio, entre outros”, declarou. “Também há compensação, recebimento de pagamento, vencimentos, contas, títulos, água, energia”, acrescentou.
Machado ainda detalhou os cartões do Sicoob, “que vai dispor de toda família cartões de crédito, débito, alimentação, entre outros. Somos proprietários de uma empresa de cartões e o Sicoob pode ser distribuidor”, disse. “No quinto temos o consórcio, que vai trazer menor taxa de administração do mercado, para veículos, imóveis e serviços”.
Outra plataforma destacada é o fornecimento da maquininha de cartão. “[….] agora vai disponibilizar a máquina do sicoob, maquininhha Sipague”, disse Machado, ao ressaltar outro serviço, o fundo de investimentos. “Tem para todos públicos, conservadores, ações”. O oitavo é a cobrança bancária “do mesmo patamar dos melhores bancos do país” e o último, o seguro, “mais barato, competitivo, principalmente do ramo vida”.
O superintendente destacou que a diferenciação do Sicoob Norte é que é a única cooperativa criada na cidade. “O fato agora de ter uma cooperativa genuinamente da cidade, é que retemos todo o resultado movimentado no município. Então, se tem um banco, que a sede é em São Paulo, o movimento vai para SP. Quando volta para a cidade, gera o que chamado circuito de ciclo de crescimento”.
O Banco Central autorizou, no dia 21 de setembro do ano passado, a criação do Sicoob Norte. O conselho administrativo foi empossado em dezembro, com cerca de R$ 4 milhões em ativos.
(Atualizada às 11h em 03/02)