O Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte de Mato Grosso (Sindusmad) sedia, no próximo dia 20, o evento “financiamento da cadeia produtiva do manejo florestal madeireiro sustentável”, a partir das 19h, com industriais madeireiros de Sinop e região. Representantes do Banco do Brasil vão detalhar a abertura de linhas de créditos direcionadas, especificamente, para o setor florestal com alternativas para financiar e custear atividades florestais, considerado um dos principais instrumentos para a promoção do uso sustentável da floresta. Os valores das operações serão detalhados durante o encontro.
O presidente do Sindusmad, Sigfrid Kirsch, explicou que há muito tempo o segmento busca por linhas de crédito para o fomento da cadeia produtiva. “Esta é uma importante oportunidade de conhecermos o projeto e taxas interessantes para fomento da atividade madeireira”.
O alto custo das operações industriais madeireiras estão no pequeno rol de atividades que não possuem acesso ao crédito. Dentre as grandes demandas destaca-se a necessidade de fomento para o manejo florestal, a recuperação da vegetação nativa em áreas de preservação permanente (APP) e Reserva Legal, aquisição de equipamentos, beneficiamento de produtos florestais, bem como a comercialização e capital de giro.
“É uma excelente notícia, pois o setor terá disponível a destinação de valores para a cadeia florestal, incluindo manejo, renovação do parque tecnológico, capital de giro e mercado externo, entre outras”, explicou o presidente do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeiras do Estado de Mato Grosso (CIPEM), Rafael Mason.
A iniciativa conta também com a parceria do Instituto WWF, Sindusmad e CIPEM. A assessoria do Sindusmad informa ainda que para participar do evento é necessário confirmação de presença, ao sindicato, até esta quarta-feira (13).