sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Sinop aumenta 8% volume de produtos vendidos no exterior e é 5º maior no Estado

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm (foto: arquivo/assessoria)

As exportações feitas por indústrias de Sinop mantêm o ritmo de alta que vem registrando desde janeiro. Nos sete meses deste ano, aponta o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, a alta é de 8,1% em relação ao período passado. O acumulado em vendas já chega U$ 576 milhões, o que representa U$ 43 milhões a mais do que o período de janeiro a julho de 2019. Com as importações na casa dos U$ 33 milhões, o saldo da balança comercial é extremamente positivo, com superávit de U$ 543 milhões.

Os U$ 576 milhões de vendas feitas pelos produtores sinopenses representam 5,5% de toda a exportação feita por Mato Grosso neste ano e colocam Sinop como o quinto município do Estado que mais exporta e na 44ª posição do ranking nacional. Estes são os melhores resultados do município desde 2009, quando o ministério começou a divulgar as estatísticas.

A China, com 26% das compras, continua como maior comprador de Sinop e é o único país asiático entre os principais clientes. Países como Tailândia e Irã deixaram de ser destino para dar lugar aos europeus e também aos mexicanos, que este ano aparecem no topo. Depois dos comunistas, a lista de maiores parceiros de Sinop segue com Turquia (15%), Espanha (12%), México (8,7%) e Holanda (8,1%).

O principal produto exportado por Sinop é a soja, com 89% das vendas. O milho tem 9,3% e o restante se divide entre madeira e carne. O algodão, que acaba de ser colhido, não aparece na lista. As importações são de insumos para produção agrícola, como fertilizantes e adubos, ou, em menor proporção, para industrialização.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE