Deve sair em breve o parecer da Agência Nacional de Infra-estrutura (ANAC) e do 6º Comando Militar da Aeronáutica (6º Comar) sobre a homologação da pista do aeroporto João Figueiredo. Uma equipe chegou ontem, em Sinop, para vistoriar o sistema de iluminação noturna. O grupo deve ficar até quarta-feira, mas ainda não há prazo para ser feita a homologação.
A prefeitura aguarda a resposta para marcar a inauguração da pista que, além do sistema de iluminação, foi recapeada para suportar aeronaves de porte maior, atendendo exigência da própria Anac. A pista tem 1.600 metros. Foram investidos R$ 1 milhão para instalação de três superpostes com refletores e farol rotativo, e 108 lâmpadas em toda a extensão, além da iluminação da biruta (aparelho que aponta a direção do vento). O recurso foi viabilizado pelo Ministério do Turismo. Outros R$ 1,5 milhão foram para o recapeamento.
Com a homologação, o aeroporto estará liberado para vôos noturnos – comerciais e particulares. A OceanAir que inseriu Sinop na rota Alta Floresta-Cuiabá pode operar ainda este mês, conforme Só Notícias já informou.
Com esta nova linha, Sinop também passará a integrar rotas para outras capitais como Brasília, Curitiba, São Paulo, Porto Alegre, além de baratear o preço das passagens.
(Atualizada às 09:10hs)
Leia mais
OceanAir faz cortes mas mantém Sinop-Alta Floresta em rota