A visita de investidores japoneses a Sinop para conhecerem o projeto do Centro de Abastecimento e Comercialização (Ceasa), previsto ser implantado no Distrito Industrial Norte, foi adiada para a primeira quinzena de fevereiro. O motivo não foi confirmado, porém, o secretário municipal de Agricultura, Clóvis Sanches, disse, ao Só Notícias, eles já estão no país conhecendo regiões com potenciais de investimentos e devem passar por Cuiabá.
Em Sinop eles conhecerão os potenciais da atividade hortifrutigranjeira, com intuito de fazer investimentos objetivando exportação dos produtos ao mercado japonês. Com Cuiabá sendo considerada a primeira opção deles, o secretário disse que esta será a oportunidade de mostrar o potencial do projeto sinopense, previsto para beneficiar 32 municípios, mas que ainda necessita de recursos para sair do papel. O interesse da administração sinopense é uma eventual parceria para viabilização da estrutura.
Hipoteticamente, segundo o secretário, numa eventual parceria, a prefeitura poderia conceder até incentivos, como a cessão da área necessária, já a disposição, no Distrito Industrial com mais de 40 mil metros quadrados. O projeto do centro,feito por engenheiros e arquitetos da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), tem mais de seis mil metros quadrados, e está orçado em aproximadamente R$ 9 milhões. O local contará com iluminação natural, visando a sustentabilidade. Dois mil produtores devem ser beneficiados.