As inscrições para o Projovem Trabalhador foram prorrogadas até o próximo dia 3. No setor de administração, vão ser qualificados jovens e adultos para trabalharem como arquivador, almoxarife, office-boy, auxiliar. No setor de alimentação, há vagas para chapista, cozinheiro auxiliar, repositor de mercadorias, vendedor Ambulante. No segmento de serviços pessoais, os cursos são de manicure-pedicure, depilador, cabeleireiro e maquiador. Na ára de construção e reparos, é para ladrilheiro, gesseiro, pintor e reparador (revestimentos). No setor de serviços domésticos os cursos são para cuidador de idosos, passador de roupas, cuidador de crianças (babá) e lavadeiro. No setor de telemática, são para operador de microcomputador, helpdesk, telemarketing (Vendas), assistente de vendas. Na área de turismo e hospitalidade, organizador de eventos, auxiliar de garçom, recepcionista de hotéis, guia de turismo local
Os interessados podem procurar o Sistema Nacional de Emprego (SINE) e os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Paulista, Menino Jesus, Boa Esperança e Palmeiras para realizar as inscrições. São 650 vagas disponíveis em várias áreas, em 27 turmas. Os cursos são nas áreas de Administração, Alimentação, Serviços pessoais, Construção e reparos, Serviços domésticos, Telemática, Turismo e Hospitalidade.
O Projovem Trabalhador tem o objetivo de preparar o jovem para o mercado de trabalho e ofertar ocupações alternativas geradoras de renda. Podem participar do Programa, jovens com idades entre 18 e 29 anos, e que sejam membros de famílias com renda per capta de até um salário mínimo. Os participantes receberão bolsa auxílio no valor de R$ 100,00, e em até seis parcelas, tempo de duração do curso. A qualificação será de 350 horas, sendo 100 horas de qualificação social e 250 horas de qualificação profissional.
O programa é uma iniciativa do Governo Federal, através do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (SETAS) e da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação de Sinop, Senac e Instituto Concluir.