O CISE – Centro de Informações Socioeconômicas- da Unemat- apurou que o Índice de Preços ao Consumidor de Sinop (IPC Sinop) apresentou variação de 0,66%, taxa inferior à observada no mês anterior. Com este resultado o primeiro semestre, terminou com inflação acumulada de 4,97%, maior do que o acumulado no mesmo período de 2014 (2,80%). Nos últimos 12 meses, o IPC Sinop já acumula 7,15%.
O Índice de Confiança Empresarial (ICE), que é a somatória do Índice de Atividade Econômica e Índice de Expectativa Econômica (IEE), apurado no início de julho, foi 2,04% menor que o do mês de junho continuando abaixo dos 100 pontos, ou seja, o pessimismo dos empresários supera o otimismo neste momento, reforçando o momento de cautela com relação à economia, informa a assessoria.
Avaliando o 1° semestre do ano, 61% dos empresários disse que os números ficaram abaixo de suas expectativas e 56% disseram que, comparado com o ano passado, este semestre foi "pior". Porém, 72% dos empresários sinopenses esperam que o 2° semestre seja melhor para os negócios. "O empresário de Sinop é otimista por natureza e está trabalhando duro para que o segundo semestre seja melhor. Nossa dica a população para este momento econômico de nossa cidade é que, mais do que nunca, honre com seus compromissos e mantenha suas contas em dia para que possa continuar com crédito junto ao comércio, mantendo a economia girando", disse o presidente da CDL, Luciano Chitolina.
A pesquisa também apurou o preço da cesta básica no município. Em junho, "ficou mais barata" em relação ao mês anterior, em maio, que era de R$ 410,89 e, em junho, passou para R$ 392,52, queda de -4,47%. A redução ocorreu devido a diminuição no preço da batata (-6,72%), do tomate (-3,99%), do feijão (-2,59%) e do óleo (-1,64%).