A pesquisa mensal apresentada, esta tarde, pelo Centro de Informações Socioeconômicas (Cise) da Unemat, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), aponta que o comércio 52% dos consumidores devem comprar ovos de chocolate em comemoração a páscoa para presentar familiares e amigos. Outros 43% não pretendem comprar e 5% não decidiram. Dos que pretendem comprar, 47% dos vão manter os mesmos gastos do ano passado. Outros 38% querem gastar menos na compra dos presentes. Apenas 15% dos entrevistados admitem gastar mais que em 2015.
O economista Udilmar Carlos Zabot, que coordenou a pesquisa, explicou que os consumidores estão mais cautelosos para não extrapolar o orçamento familiar. "Eles devem comprar menos e gastar o mesmo valor relativamente em termos de ticket médio por esses produtos. Mas, estão menos reticente em relação a esses produtos na hora de adquirir. A principio, em relação as vendas dos ovos de páscoa, vai ser pior que ano passado”, apontou, com base nos dados da pesquisa
Zabot disse ainda que os consumidores sentiram os reflexos da inflação. “O motivo na queda nas vendas do produto e pela dinâmica na inflação do último ano que foi alta e que afetou não apenas este item mas como diversos outros produtos alimentícios. Essa retração é devido ao consumidor que tem sofrido com o salário que não acompanhou e teve a sua renda afetada. O ganho do salário real não foi suficiente para compensar a inflação e obviamente ele vai deixando de adquirir alguns produtos para conseguir manter em dias o seu orçamento”.
A pesquisa foi feita entre os dias 1 e 11 deste mês, com 150 pessoas.