PUBLICIDADE

Sinop: 38% dos consumidores querem gastar menos com ovos de páscoa

PUBLICIDADE

A pesquisa mensal apresentada, esta tarde, pelo Centro de Informações  Socioeconômicas (Cise) da Unemat, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), aponta que o comércio 52% dos consumidores devem comprar ovos de chocolate em comemoração a páscoa para presentar familiares e amigos. Outros 43% não pretendem comprar e 5% não decidiram. Dos que pretendem comprar, 47% dos vão manter os mesmos gastos do ano passado. Outros 38% querem gastar menos na compra dos presentes. Apenas 15% dos entrevistados admitem gastar mais que em 2015.

O economista Udilmar Carlos Zabot, que coordenou a pesquisa, explicou que os consumidores estão mais cautelosos para não extrapolar o orçamento familiar. "Eles devem comprar menos e  gastar o mesmo valor relativamente em termos de ticket médio por esses produtos. Mas, estão menos reticente em relação a esses produtos na hora de adquirir. A principio, em relação as vendas dos ovos de páscoa, vai ser pior que ano passado”, apontou, com base nos dados da pesquisa

Zabot disse ainda que os consumidores sentiram os reflexos da inflação. “O motivo na queda nas vendas do produto e pela dinâmica na inflação do último ano que foi alta e  que afetou não apenas este item mas como diversos outros produtos alimentícios. Essa retração é devido ao consumidor que tem sofrido com o salário que não acompanhou e teve a sua renda afetada. O ganho do salário real não foi suficiente para compensar a inflação e obviamente ele vai deixando de adquirir alguns produtos para conseguir manter em dias o seu orçamento”.

A pesquisa foi feita entre os dias 1 e 11 deste mês, com 150 pessoas. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: secretária esclarece mudanças no ISS e normas para construção civil

As novas regras do Imposto Sobre Serviços de Qualquer...

Associação propõe estacionamento rotativo gratuito e mais 930 vagas no centro de Sinop

Dirigentes da Associação dos Proprietários do Centro Comercial de...

Sorriso: movimentação de passageiros no aeroporto se aproxima de 40 mil

A movimentação de passageiros no aeroporto de Sorriso segue...

Mais de 150 ganhadores do Nota MT podem ficar sem prêmios, alerta secretaria

A secretaria de Fazenda (Sefaz) alertou aos sorteados do...
PUBLICIDADE