sexta-feira, 3/maio/2024
PUBLICIDADE

Sinergás aponta fechamento de 7,5% das empresas revendedores de gás em Mato Grosso e mais dois Estados

PUBLICIDADE

O presidente do Sindicato das Empresas Revendedoras de Gás da Região Centro-Oeste (Sinergas), Zenildo Dias do Vale, afirmou, em entrevista, ao Só Notícias, que das 4 mil empresas credenciadas de revenda de gás de cozinha nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, ao menos 300 já fecharam as portas devido ao desequilíbrio dos reajustes mensais do produto.

“Com o aumento de mais de 62% do gás de cozinha, mais de 300 empresas já fecharam. Nos dois estados são mais de 4 mil empresas credenciadas. O que ocorre é que 30% das empresas parcelou suas dívidas com as companhias. Dessas, deve sobrar 70% que ainda estão conseguindo pagar suas contas em dias. A empresa fecha porque compra o produto e, na sequência, vem o aumento, tentam segurar para não passar ao consumidor e acaba quebrando. Ou seja, acaba bancando o caixa”.

Esse mês, a Petrobras voltou a aumenta preço do gás de cozinha, que chegou em 4,5%. O último reajuste aconteceu no dia 11 de outubro, quando os preços foram reajustados em média em 12,9%. A Sindigás estimou que alta no preço do botijão "oscilará entre 4,2% e 4,7%, de acordo com o polo de suprimento".

No ano, o preço médio do gás de cozinha no país acumula alta de 15,58%, segundo dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP). O valor médio do botijão para o consumidor saltou de R$ 55,74 em janeiro para R$ 100 este mês. A Petrobras adotou uma nova política de preços. Por isso, o preço do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) é revisado todos os meses.

De janeiro até agora, a Petrobras anunciou redução de -4,5% apenas em julho. Em agosto houve amento de 6,9%, duas vezes em setembro. A primeira de 2,2% e 6,9%, outubro 12,9% e agora mais 4,5%.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Diamantino contratam 511 funcionários e em Nova Mutum 63

Em Diamantino, empresas e indústrias ofertam 511 vagas de...

Principal aeroporto de MT tem mais um mês de queda no número de passageiros

Passaram pelo Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, no...

Mato Grosso tem 25 mil contratações a mais no trimestre; março fica com menor saldo

As indústrias e empresas mato-grossenses contrataram 55.237 funcionários com...

Período para servidores entregarem declaração de bens e valores termina 30 de junho

Servidores e empregados públicos ativos do Governo de Mato...
PUBLICIDADE