De acordo com dados do Sistema Nacional de Empregos de Mato Grosso, neste primeiro semestre de 2005, 9.034 pessoas foram inseridas no mercado de trabalho em todo Estado. Só na região de Cuiabá, 3.069 pessoas foram empregadas. Outro Município do Estado que apresentou um número significativo de colocados no mercado, foi Diamantino, com 1.737 colocações, seguido de Rondonópolis com 1.110.
Além dos trabalhadores empregados, o Sine realizou até agora mais de 203 mil atendimentos, sem contar com os 74,4 mil atendimentos realizados via telefone, pelo 0800 647 4400. Até o dia 30 de Abril, foram emitidas 11.661 carteiras de trabalho.
Vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego e coordenado pela Secretaria de Etsado de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec), o órgão também oferece serviços como requerimento ao seguro desemprego, cursos de qualificação e intermediação de mão-de-obra.
De acordo com a superintendente do Sine Ivone Rosset, o órgão está trabalhando constantemente para aumentar o número de vagas ofertadas no sistema. “Temos setores de capacitação interna e externa. São feitas visitas in loco nas empresas, destacando as vantagens de utilizar os serviços oferecidos pelo sistema de empregos, atraindo assim ainda mais empregadores”, salientou.
Para que o Sine/MT mantenha os números expressivos de colocações no mercado de trabalho, o órgão precisa também da colaboração dos próprios candidatos às vagas de emprego. “Precisamos que os inscritos regularizem com freqüência os dados cadastrais como endereço e telefones. Quando surge a vaga de emprego não podemos ter dificuldade em contactar o candidato. O trabalhador também precisa se qualificar, tendo assim sempre mais a oferecer ao empregador. Com relação à qualificação, a Setec não está medindo esforços nesse sentido, realizando cursos na área da agricultura e pecuária, além de parcerias com Senac e Senai”, destacou Ivone Rosset.
Só através do curso de vaqueiro, este ano a Setec já qualificou 150 pessoas. A taxa de empregabilidade para os vaqueiros qualificados até agora é 78%. O curso para operadores de máquinas e implementos agrícolas qualificou este ano 259 pessoas, atingindo uma taxa de empregabilidade de 76%.
O Sine tem postos de atendimento nos Municípios de Água Boa, Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Garças, Cáceres, Cuiabá, Diamantino, Guarantã do Norte, Jaciara, Primavera do Leste, Sinop, Rondonópolis, Sapezal, Tangará da Serra e Várzea Grande.