De acordo com dados do Sistema Nacional do Emprego no Estado (Sine), de 1º de janeiro até o último dia 20, foram geradas 51.398 vagas de emprego em diversos setores da economia. O número de trabalhadores colocados nestas vagas foi de 28.295, o que gera um aproveitamento de 55%. O número de pessoas encaminhadas às vagas foi de 116.307. Os dados demonstram que sobram vagas de emprego no Estado, mas falta mão-de-obra preparada.
A superintendente do Sine-MT, Ivone Rosset, explica que a sobra dos postos de trabalho ocorre por um motivo já conhecido: falta de qualificação. “Quanto menor a qualificação, mais restrita é a chance do trabalhador ter sucesso em uma seleção para emprego”, justifica Rosset. A quantidade de vagas não preenchidas chega a 23.103.
“É por isso que a Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) oferece vários cursos de qualificação durante todo o ano. O intuito é oferecer oportunidades para que estas vagas sejam preenchidas por profissionais daqui e as empresas não precisem trazer gente de fora. Os cursos da Setecs são gratuitos e trabalhamos em sintonia com o que o mercado de trabalho pede”.
Apesar da diferença entre vagas e colocações, a superintendente informa que o percentual de aproveitamento do Sine vem aumentando nos últimos anos fazendo com que mais pessoas, inicialmente sem qualificação, possam se preparar para entrar no mercado de trabalho. “Em 2006, o índice era de 42%, em 2007 saltou para 63% e agora está em 55%, e esperamos que este ano fique nos mesmos patamares do ano anterior. No ano passado o Sine de Mato Grosso apresentou o melhor índice de aproveitamentos de vagas do Centro Oeste”.
Em 2008 houve expansão no número de postos do Sine no Estado. Foram implantadas unidades em Colíder, Alto Taquari e Aripuanã. Isso aumentou o alcance do sistema no Estado e conseqüentemente mais trabalhadores foram atendidos.
O Sine possui postos nas cidades de Água Boa, Alta Floresta, Alto Araguaia, Alto Taquari, Aripuanã, Barra do Garças, Cáceres, Colíder, Cuiabá (Ganha Tempo e Matriz), Diamantino, Guarantã do Norte, Jaciara, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sapezal, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra e Várzea Grande.