PUBLICIDADE

Sindusmad inicia pesquisa histórica por Mato Grosso

PUBLICIDADE

A equipe do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad) iniciou, ontem, uma série de viagens pelo Estado de Mato Grosso, com o objetivo de levantar dados históricos sobre o setor de base florestal. Serão visitados todos os sindicatos patronais madeireiros e algumas cidades de suas áreas de influência em busca das informações. O resultado dessas pesquisas serão utilizados na elaboração do projeto Memorial da Floresta, planejado para ser inaugurado em agosto, em Sinop.

Hoje, a equipe está na cidade de Juara e inicia as pesquisas pelo Sindicato dos Madeireiros do Extremo Norte de Mato Grosso (Simenorte), com o presidente Voniclei Gasparini, que acompanha o trabalho de resgate histórico do setor madeireiro na cidade e região.

Amanhã, a pesquisa será na região de Juína, no Sindicato das Indústrias Madeireiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno), onde o presidente sindical, Geraldo Bento, também auxilia o andamento da busca de informações na cidade e em alguns dos municípios que estão na base sindical do Simno.

O projeto Memorial da Floresta, idealizado pelo presidente do Sindusmad, José Eduardo Pinto, tem como objetivo elaborar uma exposição itinerante mostrando os benefícios da floresta como a madeira, perfumes, biojóias, lenha, cavaco, dentre outros. Além da mostra, o memorial fará o resgate histórico da indústria madeireira no Estado e também contará com duas salas de aula, que serão utilizadas para educação ambiental.

A obra já está em andamento, ao lado da sede do Sindusmad e contém dois blocos. No térreo serão instalados auditório, recepção e cozinha. No nível superior, um mezanino para abrigar a exposição histórica.

A pesquisa para o centro histórico florestal está em torno da abertura e formação do setor de base florestal em Mato Grosso e seu desenvolvimento, sendo hoje um dos braços fortes da economia do Estado, tendo Sinop como um de seus principais pólos. "Nossa intenção é resgatar a história deste setor que possibilitou ao Estado ser hoje o que é", disse o presidente. Os estudos, que estão sendo feitos pela superintendente do Sindusmad, Adelita Dias e pela assessora de imprensa, Cristiane Oliveira, levantam a história de Juína e região entre sexta e segunda-feira, 19 e, na terça, inicia o levantamento na região da capital do Estado, onde fica durante a próxima semana.

O trabalho será estendido ainda para as regiões de Sorriso, São José do Rio Claro, Alta Floresta, Guarantã do Norte, Marcelândia, Cláudia e Vera. A série de viagens deve terminar na primeira semana de agosto.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...

Campanha Sonho de Natal sorteará carro, motos e mais prêmios em Sinop

A Campanha Sonho de Natal da CDL sorteará vários...

Indústrias de Sorriso acumulam mais de R$ 16 bilhões em negócios no exterior

As indústrias sediadas na capital do agronegócio embarcaram 11,7%...
PUBLICIDADE