sábado, 27/abril/2024
PUBLICIDADE

Sindusmad comemora 40 anos fortalecendo setor de base florestal de Mato Grosso

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Só Notícias/arquivo)

O Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte de Mato Grosso (Sindusmad) comemorou, ontem, (21), quatro décadas de intensa atuação em defesa e promoção do setor de base florestal. Fundado em 1984, tornou-se referência nacional, congregando mais de 180 empresas associadas e desempenhando um papel crucial no debate técnico, tributário, social e ambiental pelo setor.

Ao longo de sua história, o Sindusmad tem sido um dos principais defensores do manejo florestal sustentável e da valorização da madeira legal, combatendo a visão negativa muitas vezes associada ao setor florestal. O presidente do sindicato, Felipe Antoniolli, destaca que a união e o esforço de todos os diretores e presidentes que passaram pela instituição foram fundamentais para o seu sucesso e representatividade. “Com certeza essa união, é uma conquista do grande esforço de todos os diretores e presidentes que passaram pelo sindicato. Hoje, o Sindusmad é reconhecido em todos os órgãos federais e estaduais, além de ter respeito perante a sociedade. Realmente, a força da nossa instituição está no número de associados e no trabalho gerado em prol do setor”, explicou Antoniolli, através da assessoria.

Uma das principais lutas do sindicato é desmistificar a imagem do setor florestal como vilão da floresta. Para o presidente do sindicato, todas as diretorias que estiveram à frente da instituição promoveram ações que visem o manejo florestal sustentável e a defesa da madeira legal utilizadas pelas empresas associadas. “Realmente é uma luta diária, pelos anseios dos associados, em representá-los, em gerar suporte, em gerar benefício para os associados. Acredito que sem o setor organizado, sem essa união dos associados, dos empresários, seria complicado demais. Essa vontade da mudança da imagem do madeireiro, acredito que é, sem dúvida, o motivo da união dos madeireiros para levar o Sindicato mais a diante”, acrescentou.

O Sindusmad colecionou diversas conquistas que comprovam seu papel fundamental na defesa dos interesses do setor. “Acredito que nós estamos numa região que tem um grande expoente de empresas. Várias empresas estão localizadas na nossa base territorial. Temos um diferencial de estrutura, de parte de colaboradores, executivos que dão suporte aos associados. E quem entra como diretor ou presidente, realmente são bem participativos, não medem esforços para atender os associados de uma maneira particular, gerando os benefícios que eles desejam”, explicou o presidente.

O setor de base florestal tem significativa participação na formação do PIB nacional, na geração de tributos e nas exportações, além da expressiva geração de empregos diretos e indiretos. Pela relevância que os colaboradores das indústrias exercem no desenvolvimento do setor, O sindicato também tem se destacado pela promoção de ações de capacitação e qualificação profissional para os trabalhadores do setor. Desde 2021, cerca de 250 funcionários já foram capacitados em diversos cursos específicos do setor, com as capacitações deste ano direcionadas para os municípios que fazem parte da base territorial do Sindusmad.

Para o futuro, Antoniolli acredita que o Sindusmad continuará a liderar o setor por mais 40 anos. “Os empresários, os associados, eles realmente entendem que a nossa união faz a diferença, traz representatividade e fomenta o nosso setor. É essa a nossa grande missão, é tentar levar o sindicato à frente por mais 40 anos, sempre com força, representatividade, atendendo os associados da melhor maneira possível”, garantiu.

Felipe Antoniolli parabenizou todos que apoiaram o sindicato. “Parabenizo a todos que de maneira direta e indireta, diretores, presidentes, colaboradores, executivos, jornalistas, imprensa, que contribuíram para o fortalecimento do nosso sindicato, o Sindusmad”. Para celebrar essas quatro décadas de trabalho incansável em prol do setor de base florestal, o Sindusmad está organizando uma série de ações que serão realizadas ao longo do ano. A diretoria do Sindusmad parabeniza a instituição pelos 40 anos de dedicação e comprometimento em defesa dos interesses do setor e pela promoção do desenvolvimento sustentável da indústria madeireira.

O presidente do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (CIPEM) Ednei Blasius, destacou o trabalho realizado pelo Sindusmad em sua missão de profissionalizar o setor e defender as demandas da indústria madeireira. “A parceria entre o Cipem, a Federação e o Sindusmad, é crucial não apenas para apoiar a evolução profissional dos colaboradores do sindicato, mas também para impulsionar o desenvolvimento do parque industrial da base florestal. Essa colaboração direta influencia de forma significativa no desenvolvimento econômico e sustentável da região. Estamos confiantes de que continuaremos a trabalhar de maneira eficaz juntos, promovendo iniciativas e programas que beneficiem toda a cadeia produtiva e contribuam para um futuro próspero e sustentável”, enfatizou.

A informação é da assessoria do Sindusmad.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeitura define programa ‘Desenvolve Sorriso’

A prefeitura concluiu dispensa de licitação, esta semana, para...

Governo de MT confirma pagamento de servidores na próxima segunda

O governo de Mato Grosso depositará na segunda-feira (29)...

Empresas de Diamantino contratam 527 funcionários e Nova Mutum 66

Em Diamantino, indústrias e empresas ofertam 527 vagas de...

Sorriso tem melhor marca de passageiros no 1º trimestre no aeroporto

O aeroporto regional de Sorriso Adolino Bedin registrou, em...
PUBLICIDADE