PUBLICIDADE

Sindusmad apresentará nova proposta para transporte de toras

PUBLICIDADE

Alguns itens da resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que normatiza o transporte de toras e madeira bruta, estão sendo questionados por indústrias madeireiras da região. O presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte (Sindusmad), Jaldes Langer, disse que um levantamento está sendo feito com empresários do setor e uma contra-proposta deve ser apresentada, sugerindo alterações na resolução.

Ele destacou que o setor é favorável à regularização mas “achou que não se adapta a realidade da região de floresta nativa”. Um dos itens questionados é a altura dos fueiros (ferros na lateral da carroceria), de 1,5 metros. Langer explicou, ao Só Notícias, que o transporte na região é feito em forma de pirâmide e esse sistema não é utilizado. “Já o cumprimento das toras e a proteção na frente do caminhão foi aceita pelo setor”, enfatizou.

Ele também declarou que a Federação das Indústrias do Estado do Mato Grosso (Fiemt) iniciou negociações com o Contran e deve enviar as propostas, que também são elaboradas pelo Sindicato das Indústrias de Laminados de Mato Grosso (Sindilam) e serão unificadas. Uma das preocupações é que o descumprimento da norma pode resultar em multas e perda de pontos na CNH de motoristas, além da retenção de carretas e caminhões.

A atividade madeireira está entre as bases da economia dos municípios do Nortão, que concentra os maiores exportadores de madeira do Estado.

Notícia anterior
Próxima notícia
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE