O Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso promove o 1º curso de identificação de madeiras comerciais. Serão duas turmas, com 15 alunos cada. A primeira tem início no dia 21 de janeiro e encerra-se no dia 23. Já de 25 a 27 acontecem as aulas para os alunos da segunda turma. As inscrições estão sendo feitas no Sindusmad.
O treinamento será na sede do sindicato em Sinop, com início às 7h30 até às 17h30, com intervalo de duas horas para almoço. O sindicato emitirá certificado de 24 horas aos participantes. O curso foi financiado pelo Fundo de Apoio à Madeira (Famad). Cada aluno vai receber um kit com os materiais necessários, o valor do kit para o participante é de R$ 150.
Durante os três dias de instruções o objetivo é clarear os procedimentos dos profissionais florestais na identificação dos diferentes essências de madeira. "Utilizar métodos seguros para a identificação correta da madeira dá ao usuário a garantia necessária evitando dúvidas no processo de comercialização", disse o presidente do Sindusmad, José Eduardo Pinto.
Segundo o Sindusmad, entre os benefícios e aplicações práticas do processo está o fato de a empresa evitar a substituição de madeira, o que aumenta o nível de confiabilidade dos exportadores, importadores e consumidores. Outro fator destacado é a transparência nas transações comerciais, de fiscalização, certificação e comercialização de madeiras. De acordo com o Sindusmad, tanto os aspectos científicos e jurídicos que serão abordados e os programas de manejo, têm como finalidade melhorar as informações dos serviços de consultoria e a qualidade oferecida nas indústrias madeireiras.
O curso será ministrado pelo professor Valmon Brasil. Valmon também é fiscal estadual agropecuário e florestal do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea/MT) e professor na área de Ciências Agrícolas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, (UFRRJ), com mestrado em Agricultura Tropical pela Universidade Federal do Mato Grosso, (UFMT).