Representantes de 25 Sindicatos Rurais do Nortão se reúnem hoje, em Sinop, para discutir os principais problemas enfrentados pelo setor nas últimas safras. Também devem participar os presidentes da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Homero Pereira, e da Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja), Rui Prado.
Uma das preocupações é com a renegociação das dívidas agrícolas. A colheita iniciou há mais de um mês na região e algumas lavouras já estão tendo prejuízos com o excesso de chuvas. O setor acredita que o lucro obtido nesta safra não será suficiente para quitar as dívidas já parceladas nas duas últimas safras. Parte da safra também foi comprometida com os financiamentos.
Segundo o presidente do Sindicato Rural de Sinop, Antônio Galvan, outros assuntos sindicais serão discutidos. Uma pauta com as propostas e reivindicações do setor produtivo também serão entregues durante o seminário ‘Nortão: dificuldades, desafios e soluções’, ao governador Blairo Maggi, que acontece a partir das 14 horas, no Sesi, e reúne autoridades de todo o Estado.
O encontro será no Sindicato Rural, a partir das 08h30.