Terminou agora há pouco mais uma reunião de produtores rurais do município, com o objetivo de fortalecer a classe tentando atravessar o momento de crise pelo qual o setor agropecuário está passando.
Uma das definições tomadas pelos participantes foi a criação de 3 comissões que vão tratar de áreas específicas da agropecuária. A primeira, presidida pelo produtor Adilson Jacinto, é a comissão de grãos. O objetivo desta, é buscar soluções para este setor, levantando discussões entre os produtores de grãos sobre o que se pode fazer para evitar que a situação econômica piore ainda mais.
A segunda, foi a comissão da pecuária, presidida pelo produtor Cássio Martins. Sendo que as questões de criação de animais em geral serão discutidas, como, preços, alimentação e comércio. A última comissão foi a da convenção trabalhista, presidia pelo presidente do Sindicato Rural, Antonio Sergio Rossani, que junto com o advogado do sindicato e produtores rurais de Sinop, estará trazendo para os trabalhadores rurais do município seus direitos trabalhistas, que em muitos casos, ainda não são respeitados. Como por exemplo, horas de trabalho, férias, 13º salário, registro em carteira de trabalho, junto ao Ministério do Trabalho e outros benefícios que são de direito de qualquer trabalhador.
As duas primeiras comissões também servirão para dar auxílio ao manifesto estadual de amanhã, onde os produtores de todo o Estado de Mato Grosso farão um dia de mobilização para cobrar do Governo Federal medidas para o setor agrícola sair da crise. Será o movimento “SOS Rural”. Principalmente, os agricultores estão reivindicando recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador para refinanciamento do agronegócio mato-grossense, visando a manutenção dos empregos no campo; novos rumos da política monetária nacional; diminuição da carga tributária; melhoria da logística para escoamento da produção e liberação dos genéricos (defensivos) para o agronegócio brasileiro.
Como Só Notícias já informou, o governador Blairo Maggi estará participando das manifestações amanhã em Sorriso e Sinop.