domingo, 28/abril/2024
PUBLICIDADE

Sindicato de Lucas R. Verde entrará com ação contra bancos

PUBLICIDADE

A assessoria jurídica do Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde e Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja) devem entrar, ainda esta semana, com uma ação civil pública contra o Banco do Brasil e o BNDES. A medida foi definida no encontro realizado neste sábado, reunindo cerca de 700 produtores rurais e sindicalistas de Lucas, Sorriso, Tapurah, Nova Mutum, Santa Rita do Trivelato, Ipiranga do Norte, entre outros.

O encontro contou ainda com a presença dos senadores Jonas Pinheiro e Antero Paes de Barros e a deputada federal Celcita Pinheiro, que representam o Estado na chamada “bancada ruralista”. O delegado da Aprosoja Ronaldo Cesário destacou o apoio das lideranças e lamentou a ausência da senadora Serys Marly. “Até uma hora antes do encontro ela estava aqui, mas arrumou uma desculpa para não participar. Achamos um desrespeito com a classe produtora do médio-norte. Demonstra que tanto ela quanto o governo que ela representa não estão preocupados com a agricultura”, afirmou.

Cesário destacou que a ação civil exigirá a retirada do nome dos produtores do Serasa e também vai pedir sejam revistos os contratos de renegociação, dentro dos níveis e padrões do manual de crédito rural, diferente da ação movida pelo Sindicatos de Sinop e Campo Verde, que pediram somente a retirada do Serasa. “Existe uma lei que protege o agricultor, sancionada em 1964, que está sendo totalmente ignorada”, afirmou.

Além desta medida, no encontro também ficou decidida a elaboração de um documento e a ida de uma comissão a Brasília, próximo do dia 15, quando o governo deve lançar a chamada “MP (Medida Provisória) do Bem para a Agricultura”. Cesário ressaltou que deverá haver uma participação maciça das lideranças rurais que vão cobrar, em Brasília, que essa MP realmente venha a atender os compromissos da classe produtora.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeitura define programa ‘Desenvolve Sorriso’

A prefeitura concluiu dispensa de licitação, esta semana, para...

Governo de MT confirma pagamento de servidores na próxima segunda

O governo de Mato Grosso depositará na segunda-feira (29)...

Empresas de Diamantino contratam 527 funcionários e Nova Mutum 66

Em Diamantino, indústrias e empresas ofertam 527 vagas de...
PUBLICIDADE