O Sindicato Rural de Sinop já está fazendo o cadastro dos produtores que optarem em devolver os maquinários, por não conseguirem pagar os financiamentos aos credores. O presidente do sindicato, Antônio Galvan, disse, em entrevista ao Só Notícias, que muitos agricultores já procuraram o sindicato para fazer a devolução.
Os cadastros serão feitos até o final do mês. Os produtores devem procurar o sindicato e levar o contrato de financiamento das máquinas. Após o preenchimento, os cadastros serão enviados à Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso (Famato) que fará a negociação com os credores.
Agricultores de outros municípios também optaram pela alternativa e já estão fazendo a devolução de seus maquinários. A decisão foi tomada entre sindicatos e da Famato em uma reunião realizada na semana passada, em Primavera do Leste.
As estimativas são de que em todo o Estado mais de mil produtores vão aderir ao movimento e devolver os maquinários. A defasagem dos preços nos produtos e o grande número de estoques da safra passada, foram os principais fatores que afetaram o setor.
O início da safra 2005/06, que era esperado com uma reação no setor, não motivou muitos produtores, que ainda convivem com a desvalorização da produção.