domingo, 1/fevereiro/2026
PUBLICIDADE

Sindbio cobra fundo para fortalecer produção de biodiesel em MT

PUBLICIDADE

O presidente do Sindicato das Indústrias de Biodiesel no Estado (SindiBio), Sílvio Rangel, disse hoje, em audiência, ao governador Silval Barbosa, que a produção de biodiesel pode ser também uma alternativa de fortalecimento da agricultura familiar em Mato Grosso e apontou algumas incentivos que podem ser concedidos para fortalecer o setor. O SindiBio apresentou ainda a proposta da criação de um fundo de apoio à pesquisa de novas alternativas de matérias primas para a produção de biodiesel. O assessor econômico do sindicato, Carlos Vitto, lembrou que, apesar de ser um novo mercado, já gera efeitos no Estado com o adensamento das cadeias produtivas que antes só contavam com a exportação de grãos como alternativa.

"Por exemplo, as alternativas que se tinham pelo volume de soja, antes do biodiesel, era apenas a soja porque a exportação da soja passa primeiro pela decisão do que se vai fazer com o óleo e o farelo", explicou o assessor, ao argumentar que a proposta do SindiBio cria um mercado para o óleo, cuja exportação caiu 16%, e também opção da oferta com o esmagamento da soja que resulta 80% em farelo e 20%, óleo. "Uma oferta muito grande que está atraindo novos investimentos especialmente para a produção de aves e suínos", completou ainda.

O secretário extraordinário de Projetos Estratégicos e gestor do MT Regional, Renaldo Loffi, informou que o governador ficou de analisar as reivindicações, "a respeito da comercialização de biodiesel, da comercialização interna e externa de produtos para a transformação, da gordura animal e o óleo de soja". Segundo o secretário, isto facilitaria o intercâmbio entre as indústrias de biodiesel dentro do Estado.

Loffi admitiu a possibilidade da criação do fundo para o desenvolvimento de um trabalho de pesquisa à busca de novas alternativas de oleaginosas para as indústrias de biodiesel, "principalmente visando à produção na agricultura familiar que há uma necessidade de incentivos na geração de emprego e renda dentro da propriedade rural junto aos agricultores familiares", lembrou o secretário.

Mato Grosso sai na frente no desenvolvimento da cadeia de biodiesel com 27 unidades processadoras, 23 delas cadastradas na Agência Nacional do Petróleo (ANP) e 15 já afiliadas ao Sindicato das Indústrias de Biodiesel no Estado. Dessa forma, vai se promovendo a verticalização da economia e agregação de valores", assinalou o presidente do SindiBio, Sílvio Rangel.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações impulsionam Mato Grosso à liderança da balança comercial no país

Mato Grosso encerrou ano passado na liderança da balança...

Prazo para aderir ao Simples Nacional termina neste sábado

Empreendedores que desejam aderir ou regressar ao Simples Nacional...

Mato Grosso teve 19 mil demitidos a mais mês passado, aponta Caged; saldo anual positivo

Dados do cadastro geral de empregados e desempregados (Caged)...

Com recomposição de RGA, folha salarial de servidores de MT soma R$ 784 milhões

Os servidores públicos do Governo de Mato Grosso recebem,...
PUBLICIDADE