O apoio do governo federal na implantação de uma ferrovia entre Cuiabá a Santarém (PA) voltou à ser cobrado pelo Executivo estadual. O pedido foi feito pelo governador Silval Barbosa em recente encontro com a ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, destacando a necessidade da formatação do projeto a ser executado. Os investimentos devem ser feitos por um grupo chinês. “O que precisa do governo brasileiro é ajudar a formatar esse projeto, de como ele vai se dar. Se é por PPP [Parceria Público – Privada], se é por licitação de concessão, tem as empresas brasileiras que os chineses já estão conversando para a formação de um futuro consórcio”, explicou.
Conforme Silval, a decisão dos chineses em investir nos trabalhos é certa e, também, já há recursos (montante não informado) para isto. Foram pelo menos seis visitas à Mato Grosso feitas pelos investidores e outras duas viagens do grupo mato-grossense à China para a realização das negociações.
A ferrovia entre Cuiabá e Santarém levará mais agilidade no escoamento de grãos, carnes e madeiras para os consumidores chineses. Na avaliação do governador, a obra proporcionará mais estrutura ao Estado. “Esta obra dá poder de competitividade para nossos produtores, nós que detemos da tecnologia, nós que temos produção em todas as cadeias de Mato Grosso, o que precisamos é condições de competir”, afirmou.
Ferronorte
De acordo com Silval, a construção da Ferronorte já está em andamento e, até o final do ano, deve chegar em Rondonópolis. “Até o final do ano nós temos a garantia que está ferrovia chega em Rondonópolis. Nós já estamos regularizando ambientalmente toda a área que vai ser construído o terminal e as empresas que vão se instalar ali próximo ao terminal”, disse.
Ferrovia Centro-Oeste
Em relação a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), saindo de Campinorte (GO) passando por Lucas do Rio Verde, o governador afirmou que a obra será considerada de prioridade pelo Governo federal e, deve compor o plano nacional de infraestrutura, que deverá ser lançado em breve.
Nesta, que compõe a ferrovia transcontinental, o processo de licitação para contratação da empresa que ficará responsável pela elaboração do projeto executivo para implantação está tramitando. Os investimentos previstos para obra giram em torno de R$ 4 bilhões, com previsão de conclusão dos 900 quilômetros de trilhos em dois anos.