O governador Silval Barbosa (PMDB) discutiu com prefeitos, hoje, contribuições ao traçado, em estudo, à implantação da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico), ligando Lucas do Rio Verde a Campinorte (GO), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá. Estudos de traçados elaborados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), foram apresentados, com investimento mínimo de R$ 6,6 bilhões, não incluindo a construção de terminais que ficará para uma outra fase, mas inclui a construção de obras de artes, pontes, viadutos, pátios de cruzamentos. O projeto executivo será realizado pela empresa ou consórcio vencedor da concorrência. O prazo para conclusão, após iniciada a obra, é de 38 meses.
Silval disse que a ferrovia é um importante componente para a logística e a solução de Mato grosso, na atual commodities do agronegócio. “Essa ferrovia vai possibilitar outra importante economia, que é a extração de minério”, assinalou, por meio de assessoria. A logística é o grande problema do Estado, e o governo está trabalhando muito para resolver. “A tecnologia da produção, da produtividade, os nossos produtores, as federações, já detêm, e este é o motivo de estarmos aqui reunidos para debater essa logística e acelerar a sua implantação”, completou.
O prefeito de Lucas de Rio Verde, Otaviano Piveta, se disse entusiasmado com o novo marco regulatório que proporciona segurança jurídica e com o direito de passagem e transporte mútuo, operado pela Valec, vão garantir o retorno dos investimentos realizados pela iniciativa privada.
“O dinheiro para a construção da Fico não é problema, pois ela está dentro do PAC, como prioridade do Governo Federal, o que queremos é celeridade na execução, que ela saia do papel o quanto antes”, disse o deputado federal Wellington Fagundes. O senador Pedro Taques também destacou a importância da reunião para debater o traçado da Fico.
Participaram ainda os prefeitos de Paranatinga, Vilson Pires; e de Água Boa, Mauro Rosa da Silva; políticos e empresários de Nova Ubiratã, Gaúcha do Norte, Canarana, Nova Nazaré, Cocalinho; representante do Ministério Público, Mauro Delfino César; Edeon Vaz Ferreira, diretor do Movimento Pró-Logistica de Mato Grosso, e o do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado do Mato Grosso (OCB/MT), Onofre Cesário de Souza Filho, presidente da OCB/MT.
Importantes contribuições que vão otimizar o processo para se colocar o quanto antes os editais na praça foram apresentadas da reunião, conforme o secretário Francisco Vuolo, titular da secretaria de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes (Selit).